5 dicas para Fidelizar Clientes na sua Loja
Tão importante quanto ter um bom fluxo de visitantes é a fidelização dos mesmos. A retenção do público resulta no aumento do valor da carteira de clientes. Afinal, é fundamental saber quem retornará para efetuar mais compras e por quais motivos.
Entretanto, conquistar a lealdade do público dessa maneira não é uma tarefa simples. Em primeiro lugar, é necessário trabalhar com a intenção de que o cliente retorne. No ambiente empresarial, o sucesso é construído através de estratégias.
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes é a criação de um vínculo entre a loja e o comprador, visando manter o cliente engajado com o negócio após a transação. O objetivo das estratégias de fidelização é fazer com que o cliente perceba a diferença da loja e queira voltar a ela.
Desde o momento da prospecção do cliente, é importante oferecer uma experiência cativante, que o faça perceber que aquela loja é única e que ele deseja retornar a ela.
Dessa forma, as estratégias de fidelização têm como objetivo construir uma base sólida e respeitável de clientes, que não se deixam seduzir pelas diversas ofertas do mercado. Para alcançar esse objetivo, são aplicadas abordagens diferentes com o intuito de seduzir e encantar o cliente.
5 dicas para fidelizar seus clientes
Atendimento ao cliente
O bom atendimento também contribui para a fidelização de clientes. Abordagem personalizada, individual, atenciosa e com soluções rápidas são um diferencial. É preciso se mostrar interessado e disposto a ajudar.
Ao compreender a importância do bom atendimento, passe treinar a equipe para fazer abordagens mais humanizadas e cativantes.
Comunicação personalizada
O uso das redes sociais e e-mail marketing são duas excelentes ferramentas para fidelização de clientes. Além de permitirem o contato direto com o consumidor, também te fazem ser lembrado.
Ofereça descontos exclusivos apenas para quem abrir aquela mensagem especial de dia das mães, por exemplo, ou promoção para seguidores das suas redes sociais.
Para isso, faça uso de linguagem adequada ao público-alvo. Sem formalismos excessivos, mas nada de descuido na escrita. Encontre um equilíbrio, transmita sua mensagem e seja visto.
Experiência de Compra
A experiência de compra é uma estratégia fundamental para fidelizar clientes. Isso inclui tanto a pré-venda quanto a pós-venda.
Para isso, é necessário simplificar o processo de compra, oferecer atendimento personalizado, garantir a qualidade do produto, proporcionar um suporte pós-venda adequado e criar um ambiente acolhedor, onde o cliente se sinta confortável durante toda a aquisição do produto ou serviço.
Desde o primeiro contato até o término do período de garantia oferecido pela loja, todas as etapas serão avaliadas pelo consumidor final, influenciando sua decisão de retornar em futuras oportunidades.
Programas de recompensa
Diferentes Lojas e Marcas têm apostado nos Programas de Recompensa como estratégia de fidelização. A cada compra, pontos são acumulados e, posteriormente, o cliente pode trocar por brindes, descontos ou outros benefícios.
Você pode utilizar sistemas virtuais ou o bom e velho cartão-fidelidade para carimbar e registrar os pontos do seu cliente.
Feedback e pesquisas de satisfação
É parte do processo de fidelização demonstrar ao cliente a importância dele para o crescimento do seu negócio. O feedback e as pesquisas de satisfação fazem parte do processo de pós-venda.
A máxima de que “o cliente tem sempre razão” só pode ser levada a sério quando existem métricas e dados para avaliar. Conforme as respostas das pesquisas, é possível compreender o que está desalinhado na empresa e fazer os ajustes necessários.
Dessa forma, a empresa evolui e o consumidor fica satisfeito por participar desse tipo de processo.
Benefícios das estratégias de fidelização do cliente
Retenção
Os clientes fiéis, aqueles que confiam na sua marca, têm menos probabilidade de experimentar produtos ou serviços de outras empresas. Isso significa que a loja pode contar com uma base de clientes estável e recorrente, o que contribui para manter o caixa saudável mesmo em períodos de baixa.
Aumento do valor do cliente
Clientes fidelizados tendem a gastar mais a cada visita à sua loja. Há mais disposição a experimentar novos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Além disso, aumenta a probabilidade de realizar compras repetidas, no caso de produtos de uso recorrente ou contínuo.
Com mais volume de negócios, maior a receita da empresa.
Publicidade boca a boca
O boca a boca é a estratégia de marketing mais conhecida e barata. Clientes fiéis e satisfeitos defendem os produtos, serviços e também divulgam a marca — sem custo adicional. O público tende a confiar mais em um produto quando vê resultados.
As recomendações de um cliente para outro em potencial são essenciais, mas dependem de um bom trabalho anterior de fidelização do consumidor.
Redução de custos na aquisição de novos clientes
Em termos técnicos, esse custo é chamado de CAC (Custo de Aquisição de Clientes), e representa os custos para conversão do visitante em cliente. A fidelização reduz esse tipo de custo que podem incluir marketing, publicidade em geral e promoções para atrair novos clientes.
Dessa forma, é fácil observar que a fidelização é benéfica para toda a estrutura empresarial.
Por onde começar a trabalhar para aumentar a fidelização de clientes da sua loja?
Um Sistema de Gestão de Clientes pode oferecer uma visão abrangente e atualizada das visitas e histórico de compras de cada cliente. Isso permite compreender de forma mais ampla as necessidades individuais e preferências dos clientes, facilitando a personalização das ofertas e o fornecimento de um atendimento mais eficaz.
Além disso, o acesso rápido às informações ajuda a fornecer um atendimento ao cliente mais eficiente e personalizado, contribuindo para a satisfação individual de cada consumidor.
Crediários, promoções, controle de estoque e lista de Clientes VIP podem ser facilmente gerenciados com o uso de um Sistema de Gestão de Clientes.
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