3 dicas de como fazer um ótimo controle financeiro empresarial
Primeiro de tudo, sabemos que o controle financeiro é de suma importância para a competitividade de uma empresa no mercado. Afinal de contas, é através desse controle e administração que conseguimos entender melhor as entradas e saídas (fluxo de caixa) da corporação, a fim de conduzir e administrar as verbas da melhor maneira possível.
No entanto, muitos empreendedores e gestores da área não conseguem gerenciar esse fluxo financeiro da melhor forma, e com isso, acabam prejudicando o caixa do negócio, tornando a corporação instável no mercado ou sem muitas projeções de crescimento.
Sendo assim, é crucial realizar um controle financeiro empresarial para lidar com essas demandas e garantir que essa gestão influencie positivamente todos os setores da empresa, fazendo com que a oferta final aos clientes também seja positivamente impactada por essa boa administração.
Continue lendo o nosso post de conheça 3 dicas de controle financeiro empresarial! Boa leitura.
1. Separe as contas pessoais das contas profissionais
Em geral, a primeira dica para garantir um controle financeiro ainda melhor na sua empresa é, sem dúvidas, separar suas contas pessoais das contas da sua empresa. Mesmo que aparentemente isso seja uma prática inofensiva, muitos empreendedores cometem esse processo e acabam desregulando o fluxo de caixa.
Isso porque, ao misturarmos contas pessoais e empresariais, não conseguimos saber se a empresa está lucrando ou não. E esse passo é muito importante, uma vez que, caso o negócio esteja passando por instabilidades econômicas, é necessário um novo planejamento estratégico para garantir a saúde da marca no mercado.
Portanto, separe sempre suas contas e deixe o seu caixa empresarial livre somente para os custos, gastos e despesas da própria organização. Assim, a administração se torna muito mais fácil.
Que tal ver na prática? Teste grátis o Toranos ERP e realize o controle financeiro da sua empresa.
2. Faça o registro de qualquer tipo de operação financeira
Já que sabemos que o fluxo de caixa realiza o controle de todas as entradas e saídas da operação, então esse processo presume em uma administração financeira correta. No entanto, o controle de caixa oferece somente uma visão mais simplificada acerca dos últimos gastos realizados.
Mesmo assim, é necessário tê-lo como um ponto de partida para que novas estratégias possam ser desenvolvidas para otimizar a sua gestão financeira. Portanto, qualquer tipo de operação deve ser devidamente registrada — até mesmo as transferências entre contas da própria marca. Compras, salários, vale-transporte, aluguel, contas e demais processos devem ser devidamente registrados.
3. Crie uma reserva de emergência
Não é incomum que uma empresa passe por algum tipo de instabilidade financeira, onde demande muito dinheiro para suprir uma determinada dificuldade — como por exemplo, a quebra de um maquinário importante para o setor operacional. Nesse caso, uma verba muito grande e inesperada será consumida, e isso não pode desfalcar nenhum outro setor ou a própria gestão de caixa.
Portanto, separe uma reserva de emergência, a fim de que a sua empresa possa estar financeiramente preparada para quaisquer circunstâncias financeiramente atípicas.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como realizar um bom controle financeiro em sua empresa, que tal conhecer as nossas soluções?