4 passos para gerenciar o centro de custo da sua empresa

Ter relatórios detalhados e completos sobre os gastos da sua empresa é muito importante, não é mesmo? Confira a seguir os passos fundamentais para gerenciar um bom centro de custo!
Pessoa realizando cálculo de centro de custos em uma calculadora

Encontrar formas eficientes de administrar uma empresa é fundamental, pois garante os melhores resultados a serem obtidos. Para isso, uma boa solução é buscar gerenciar melhor o centro de custo do negócio.

Esse método é ideal para a otimização de toda a parte de análise financeira da sua empresa, visando entender como cada setor da empresa consegue contribuir para as despesas e receitas.

Dessa forma, se torna mais visível o corte de gastos nos locais corretos, além de dar um melhor direcionamento sobre os investimentos, buscando mais potenciais de lucros.

Quer saber mais sobre como gerenciar bem o centro de custo da sua empresa? Confira os principais passos para obter os melhores resultados possíveis! Acompanhe tudo a seguir!

O que é o centro de custo?

É uma divisão interna, a fim de entender melhor todas as receitas e despesas de uma empresa. Essa solução proporciona uma visão completa dos números obtidos por cada setor do negócio.

Basicamente, a empresa divide-se em unidades, correspondendo independentemente as suas finanças. Dessa forma, garante uma melhor visão sobre os gastos e ganhos de cada área, assim como projetos, filiais e até mesmo equipes.

Ou seja, por meio do centro de custo, a empresa é dividida, obtendo relatórios sobre os desempenhos financeiros de cada setor da organização. Assim, é possível saber que área está defasada e quais entregam bons retornos.

Leia mais: 3 dicas de como fazer um ótimo controle financeiro empresarial

Passos fundamentais

Para implementar esse sistema, é importante levar em consideração o segmento, o porte e toda a estrutura da empresa. Dessa maneira, tendo isso em mente, é possível colocar o centro de custo em ação.

Passo 1: Definir as divisões da empresa

O primeiro passo, basicamente, é definir as divisões da empresa, a fim de distribuir os ganhos e gastos. Uma boa dica é separá-los em departamentos, como, por exemplo, estoque, vendas, administrativo, produção, etc.

Passo 2: Analisar todas as receitas e despesas

Logo depois, o segundo passo é a análise de todas as receitas e despesas. Liste todos os custos (relacionados com as vendas e produção) e despesas (aquelas que mantêm a empresa em funcionamento) fixos e variáveis.

Passo 3: Distribuir os valores de acordo com o centro de custo

Após separar todas as receitas e despesas, é a hora de distribuir os valores de acordo com o centro de custo. Neste terceiro passo, liste tudo o que é necessário para o funcionamento de cada setor.

Passo 4: Acompanhar o desempenho financeiro

Por fim, basta acompanhar o desempenho financeiro da sua empresa. Afinal, os relatórios mais genéricos de receitas, despesas e custos não acontecem mais, dando espaço para dados mais detalhados.

Com isso, você pode realizar possíveis cortes necessários ou aumento de receitas para determinadas áreas, a fim de garantir que você terá um melhor controle financeiro. Além disso, fica mais fácil direcionar os investimentos.

Para facilitar todo o entendimento desse processo de organização, assim como acompanhar os relatórios de forma mais organizada, você pode contar com sistema de gestão para empresas.

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