O crediário próprio é uma modalidade de pagamento no crédito que já foi bastante popular em épocas nas quais o cartão de crédito e outros métodos de pagamento não eram tão presentes na vida dos brasileiros como hoje. Por esse motivo, muitos lojistas podem se perguntar: “será que vale a pena ter crediário próprio em 2023?”.
Ainda que hoje os cartões de crédito, boleto e pagamentos online sejam as formas de pagamento favoritas, o fato é que o crediário ainda pode ser vantajoso para as lojas do varejo. Especialmente porque ainda há pessoas que não possuem cartão de crédito e até os enxergam com uma certa desconfiança. Além disso, o crediário pode ser uma excelente técnica para fidelização.
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Como funciona o crediário em 2023?
Muitas pessoas ainda se lembram do crediário como o famoso “carnê”, utilizado especialmente em compras de móveis e eletrodomésticos. Porém, com o avanço das tecnologias de pagamento, o crediário próprio atual é bem diferente. Hoje, ele pode funcionar como um cartão próprio para compras na loja, que oferece benefícios aos clientes, como condições especiais de pagamento e descontos.
Apesar dos diversos métodos de pagamento existentes atualmente, o crediário próprio ainda é utilizado por muitos compradores. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) juntamente com o SPC, quase 11% dos clientes brasileiros ainda realizam pagamentos por meio do crediário com frequência.
Quais as vantagens do crediário próprio em 2023?
O funcionamento desse método mudou e ainda há procura dos consumidores por ele. Com mais tecnologia envolvida no processo, o fato é que sim, pode valer a pena ter um crediário próprio na sua loja.
A fidelização de clientes é uma das maiores vantagens do crediário próprio, afinal, as prestações devem ser pagas na própria loja neste caso, o que leva os clientes a voltarem na loja e, em muitos casos, comprar mais algum item.
Outra vantagem é que os juros, multas e encargos caem diretamente no caixa da empresa, tornando essa operação bastante lucrativa para as lojas. Além disso, por não ter intermediários, é possível oferecer menos juros e condições de pagamento atrativas aos clientes. Assim,o fluxo de caixa da loja tende a ficar positivo com essas operações.
Afinal, vale a pena ter crediário próprio em 2023?
Ainda de acordo com a pesquisa do CNDL e SPC, cerca de 60% dos consumidores brasileiros preferem pagar no prazo. Destes, quase 11% ainda utilizam os carnês, portanto, uma boa parcela dos clientes pode gostar de ter mais essa opção de pagamento, o que é um grande motivo que prova que vale a pena ter crediário.
Contudo, os carnês também trazem alguns pontos que devem ser ponderados pelas lojas. O principal deles é que se trata de uma opção mais arriscada em relação aos cartões de crédito. Como é uma operação sem intermédio de terceiros, também é mais difícil cobrar clientes inadimplentes, afinal, não há a presença de uma instituição financeira para cobrir possíveis prejuízos por pagamentos atrasados ou inadimplência.
Para as empresas que decidirem ter um crediário próprio, é importante que se tenha uma excelente gestão financeira e um sistema para organizar o fluxo de caixa. Assim, a loja pode ter um crediário próprio, lucrar com ele e ter mais controle sobre os seus processos.
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