Pessoa utilizando planilhas eletrônicas em um laptop

5 motivos para NÃO utilizar planilhas de excel no controle financeiro

A utilização de planilhas de Excel no controle financeiro de empresas não é a melhor forma de garantir a veracidade dos dados e informações da empresa. Entenda a seguir os motivos de não utilizar essa ferramenta.

Durante muito tempo, os donos de empresas usaram planilhas do Excel para fazer o controle financeiro dos seus negócios, mas, atualmente, essa não é a melhor solução disponível.

No mercado atual podemos ter acesso a modelos de software mais atuais e eficientes do que utilizar as planilhas de Excel, que podem acabar gerando muitos erros e riscos de afetar o setor financeiro das empresas.

Essas tecnologias ficaram muitos mais acessíveis para empresas de diversos tamanhos, o que justifica a não utilização de planilhas eletrônicas tradicionais, sendo fáceis de usar e muito mais adequadas para a empresa e todo o seu planejamento financeiro.

Hoje trouxemos alguns motivos para que você deixe de utilizar as planilhas Excel para controle financeiro da sua empresa, entenda a seguir:

5 motivos para não utilizar planilhas Excel para controle financeiro

1. Desfavorece a tomada de decisões de forma rápida

Utilizando planilhas do Excel nas empresas, a tomada de decisões de maneira rápida pelos gestores, em algumas situações, pode ser desfavorecida.

Isso acontece porque os dados que podem ser extraídos das planilhas de Excel precisam ser consolidados e resumidos em diferentes departamentos, fazendo com que essa tomada de decisão demore muito mais tempo.

Além disso, é muito comum que as informações não sejam precisas, fazendo com que um grande esforço dos gestores seja necessário, demandando um tempo a mais, custos maiores e mão de obra para que a integridade das informações seja garantida.

2. O risco de erros é maior

Utilizar planilhas de Excel no controle financeiro da empresa pode gerar muitos erros por serem preenchidas por seres humanos.

Mesmo que a pessoa responsável por esse setor seja um gestor, um diretor ou colaborador, é comum que erros de digitação sejam cometidos ou então dados confundidos na hora de preencher as planilhas do Excel.

Além disso, problemas como apagar dados importantes também são comuns de acontecer, além de excluir fórmulas de cálculos difíceis da planilha.

3. Os processos são manuais

Inserir as informações, editar a planilha, transferi-la para outro local, criar e analisar relatórios, deletar informações e criar fórmulas são processos que são feitos de maneira manual quando a empresa utiliza planilhas do Excel no controle financeiro.

Assim, o esforço e o tempo perdidos são muito maiores do que o necessário, fazendo com que a mão de obra seja alta e a produtividade seja reduzida.

4. Não suporta alta produtividade

Conforme o negócio vai crescendo, é comum que o volume de dados e informações também aumente, e utilizar planilhas de Excel não suportam esse crescimento.

Isso porque essas planilhas ficam mais lentas quando muitas informações são processadas, e processos como envios por e-mail podem acabar sendo prejudicados dependendo do tamanho do arquivo da planilha.

5. Alto risco de fraudes

Um dos principais motivos para evitar o uso de planilhas Excel no controle financeiro de uma empresa é a vulnerabilidade e o risco de fraudes. As manipulações nesses tipos de planilhas podem gerar grandes prejuízos financeiros para a empresa.

Agora que você sabe os principais motivos para não utilizar planilhas de Excel no controle financeiro da empresa, entre em contato conosco e tire suas dúvidas pelo WhatsApp para entender melhor sobre o assunto!

Isso acontece porque o controle e a segurança das planilhas são muito baixas, fazendo com que seja mais fácil de conseguir alterar os valores e as fórmulas das planilhas sem que os autores sejam identificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *